Ih! Deu Branco


Quem nunca passou por aquela situação de esquecer tudo que tinha estudado na hora da prova?
Esse famoso branco pode ser por conta da ansiedade. A ansiedade é um sensação ou sentimento que tem a função de deixar o indivíduo em alerta, mostrando que a um perigo eminente. Ela nos ajuda em diversas situações e é normal senti-la. Por exemplo, quando ao atravessar uma rua vemos um carro aproximar-se a grande velocidade, a mesma resposta nos leve a fugir para o passeio.
No entanto, quando sentidas em demasia pode, ao em vez de alertar, paralisar. E um dos possíveis efeitos é o bloqueio de pensamento.
Ao realizar uma prova, o preparo emocional é tão importante quanto o intelectual. Para a psicopedagoga Debora Loepper Borges, em uma entrevista para a Gazeta do Povo:  “A ansiedade de véspera de prova é natural e não é ruim. A adrenalina estimula o raciocínio. Quando o aluno se sente seguro, isso é positivo”
                Estudar diariamente, conhecer previamente o local do exame são algumas formas de se sentir mais segura para realização da prova. Mas se na hora da prova der aquele branco, você pode fazer um exercício de respiração que vai ajudar a diminuir a ansiedade.
                Respire bem fundo. Inspire o ar até você conseguir ver sua barriga se movimentando e depois, expire devagar. Como na imagem:

Repita algumas vezes, até perceber que você está melhor. A respiração ira te fazer sentir mais relaxado e fara seu cérebro funcionar melhor.
Como dito anteriormente, a ansiedade é natural, mas quando sentida de forma desmedida e frequente pode ser um sintoma de alguns transtornos, sendo assim um acompanhamento profissional é importante.

Enfim, esses foram algumas sugestões e pontos que merecem atenção. Se, no entanto, tentou implementar estas sugestões e não obteve resultados, ou se gostaria de ter um acompanhamento mais individualizado, contate um profissional de saúde mental.

0 comentários :

Postar um comentário