Autoconhecimento e objetivos


Quando estamos para escolher nosso futuro profissional nos encontramos muitas vezes perdidos, sem saber qual curso fazer, qual caminho tomar, assim como a Alice no filme.  O autoconhecimento é a primeira e mais importante parte para uma boa escolha profissional. Nela é que vamos verificar em que somos bons, o que gostamos, nossas limitações e facilidades, e consequentemente em que profissão seremos melhor sucedidos.

O autoconhecimento não é tarefa fácil, como podemos ver com um pequeno exercício:
  •  Escreva dez coisas que você gosta em si mesma.
  • Depois escreva dez coisas que você não gosta em si mesma ou que gostaria de mudar.
  • Qual lista foi mais fácil de completar?

A maioria das pessoas sente mais facilidade em identificar as coisas negativas. Isso pode ser por que aprendemos que dizer aquilo que gostamos em nós mesmos poderá ser rotulado de presunção, esnobismo, egocentrismo.
Nada disso! Para aumentar o conhecimento que temos de nos mesmos é preciso ter consciência de quem somos de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim saberemos qual é o melhor de nós e o que precisamos mudar.
Uma ferramenta bem legal do mundo das empresas, que pode ser utilizado como ferramenta de autoconhecimento, é o SWOT. Uma sigla em inglês que significa: strengths (forças, qualidades pessoais), weaknesses (fraquezas, limitações pessoais), opportunities(oportunidades a partir de suas forças e fatores externos) e threats (ameaças devido suas limitações e fatores externos).

Ela funciona assim, você lista debaixo de cada ponto aquilo que acredita ser sua característica:

Forças
Fraquezas
O que você possui de melhor? O que você faz de melhor e os outros admiram?
O que lhe incomoda em você mesmo? O que você precisa melhorar?
Oportunidades
Ameaças
Em que atividades suas forças podem contribuir? Quais oportunidades você pode utiliza-las?
Que ameaças existem devido suas fraquezas? O que pode lhe impedir de alcaçar seus Objetivos?

Para ficar mais fácil, vamos a um exemplo:

Forças
Fraquezas
Ser Comunicativo
Ser Criativo
Não termino o que começo
Ansiedade
Oportunidades
AMEAÇAS
Com base nessas forças ela poderia ser, por exemplo: PUBLICITARIA
A ansiedade pode ser uma ameaça na hora de fazer as provas, por exemplo.


Com base nesse SWOT podemos eleger como objetivo profissional cursar publicidade.

Importante: ao eleger nosso objetivo devemos também conhecer a realidade da profissão, para verificar se nossas forças serão realmente bem utilizadas. Então procurar saber a grade curricular do curso, o dia-dia da profissão e mercado de trabalho será indispensável.

Opiniões externas, como de nossos pais também podem ser bastante importante como falei nesse post (clique aqui para ver mais). Ou ainda uma ajuda profissional pode dar um empurrãozinho com a orientação profissional (clique aqui para ver mais).
Enfim, o autoconhecimento é essencial para eleger um objetivo profissional, que por sua vez, é o primeiro passo para o planejamento de sua carreira ( clique aqui para ver mais)

Espero que tenham gostado! Até a próxima!


0 comentários :

Postar um comentário