ENEM e Planejamento



Essa semana abriu as inscrições para o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio deixou de ser apenas uma avaliação da qualidade do segundo grau, mas passou a ser uma chave para diversos planos do governo e de instituições privadas. Com ele é possível até conseguir bolsa para estudar no exterior.
No entanto, muitas vezes não sabemos nos preparar e deixamos grandes oportunidades como essa passar. Um bom planejamento é indispensável para todas as ações de nossas vidas. Planejamos como será nossa festa de aniversário, nossa viagem nas férias e com nosso futuro profissional não seria diferente.
Para planejar nossa carreira profissional alguns pontos são importantes:

Objetivo: Não tem aquela celebre frase de Alice no país das maravilhas“Quando não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”  Então é mais ou menos por ai, quando não sabemos onde queremos chegar, qual profissional queremos ser, qualquer um esta bom. E não é qualquer lugar que queremos!
 Nessa fase o autoconhecimento e o conhecimento da realidade da profissão é fundamental. ( para ver mais sobre, clique aqui)

Metas: As metas são os alvos que iremos atingir para conseguir chegar em nosso objetivo. Por exemplo:
Meu objetivo é fazer Medicina em uma Federal.
Minhas Metas podem ser:
1.       Terminar o ensino Médio, se for o caso
2.       Fazer o ENEM
3.       Conseguir uma vaga pelo SISU

Uma boa técnica para estabelecer metas é o SMART. Sigla em inglês que significa: specific (especifico), mensurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante) e time-bround (temporal). Logo a meta deve ser:

1. Específico: Seja sempre específico no que deseja alcançar
2. Mensurável: Seja capaz de medir, com indicadores que você atingiu a meta.
3. Alcançáveis: seja palpável. Não adianta, por exemplo, colocar como meta passar em Harvard se não sabe uma palavra em inglês.
4. Relevante: Qual a importância de tal ação? O que irá agregar tal ação para a você? Esse ponto deve estar bem alinhado ao objetivo.
5. Baseados no tempo: Estipular tempo de início e fim.

Então voltemos ao nosso exemplo:

1. Específico: Terminar o ensino Médio
2. Mensurável: Tenho que tirar acima de 7 em todas as matérias nos 4 bimestres para ser considerado aprovado em minha escola.
3. Alcançáveis: Sim, considerando que minhas notas nunca foram abaixo da média ou quando tirei abaixo recuperei no bimestre seguinte.
4. Relevante: Sim. A partir da aprovação poderei me inscrever no ensino superior.
5. Baseados no tempo: Até o fim desse ano

Ações: Depois de eleger metas e objetivos, chegou a hora das ações concretas. É a hora de estudar para as matérias que tem maior dificuldades para conseguir completar o ensino médio e uma boa média no ENEM, é hora de se inscrever no  ENEM, realizar a prova...

Esses pontos são comumente utilizados em planejamento estratégico de empresas, mas pode ser facilmente adaptado para nossa vida.

 Espero que tenha gostado.


0 comentários :

Postar um comentário