Você conhece o SUS?

Muitas são os casos relatados que o SUS não funciona ou não funciona da maneira que deveria. Falta recurso, falta vaga, falta material. Mas essas dificuldades não podem diminuir o brilho de um sistema tão importante para a população brasileira. A seguir será exposto alguns pequenos pontos para que conheça a importância do SUS e defende-lo.
Para melhor compreender o SUS precisamos primeiro voltar um pouco no tempo. Antes da existência do SUS, a saúde era direito apenas daqueles que trabalhavam de carteira assinada, deixando uma grande parte da população brasileira desassistida. Em 1988, a Constituição Federal como direito de TODOS os cidadãos, e não apenas aquele que tinham trabalho formal, e DEVER do Estado. E em 1990 se institui o Sistema único de Saúde.
A saúde trabalhada pelo SUS vai muito além da simples ausência de doença, ela é integral, a partir do conceito pensado pela OMS: “situação bem-estar físico, mental e social....” . Ela abrange desde a promoção a saúde até ao tratamento, em diversos níveis de atenção.
Assim podemos observar dois princípios norteadores do SUS, integralidade e universalidade. O terceiro, mas não menos importante é a equidade, que nada mais é que “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência.
 Essas mudanças foram frutos da luta de movimentos sócias. A participação social é uma das principais marcas deste sistema, consolidada com a lei  nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.  Você sabia, por exemplo, que 50% dos conselheiros dos conselhos de Saúde são usuários? E esses conselhos são responsáveis por atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros?

As contribuições e benefícios do SUS são muitos e ficaria exaustivo coloca-los em um texto de blog, mas sugiro a leitura desse material produzido pela FIOCRUZ para maiores informações. Espero que a partir desses conhecimentos seja um usuário mais consciente e/ou um profissional dedicado. 

0 comentários :

Postar um comentário