Você comemora o aniversário de sua carreira?




Comumente vemos os artistas comemorado o aniversário de suas carreiras. Essa é uma forma de celebrar o ardo-o caminho que passaram até chegar aquela posição de sucesso. Infelizmente esse não é um costume entre outras profissões.
A palavra carreira vem do latim via carrarĭa , que referia ao caminho para carros. A partir do século XX, foi associada ao caminho profissional. London e Stumph (1982 apud FLEURY, 2002) define:
Carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.

Diferente de profissão que é, em resumo, a ocupação.
Se olharmos em um dicionário, carreira também está ligado a um caminho estreito, o que reflete muito as dificuldades que passamos em nossa carreira profissional.
Baruch (2004 apud ANDRADE, 2009) fala que a carreira é a maior constituição da vida, pois envolve o trabalho; este provê o indivíduo de sentido, identidade, desafios, criatividade, status e networking.
Como a nossa carreira é tão importante em nossas vidas e dependeu tanto de nossos esforços, por que não comemorar a cada aniversario, ou até mesmo, a cada dia o que conquistamos?
Pense nisso!


Bibliografia:
ANDRADE, Guilherme Assunção de. Carreira tradicional versus carreira proteana: um estudo comparativo sobre a satisfação com a profissão, carreira e emprego. Belo Horizonte: FUMEC, 2009. Disponível em: http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/guilherme_assu ncao_de_andrade.pdf

FLEURY, Maria Tereza Leme. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

0 comentários :

Postar um comentário