"Heads Together": Depoimento de Cissa Guimaraes sobre aTerapia



No espirito de #HeadsTogether gostaria de compartilhar um pedaço da entrevista de Cissa Guimarães ao Mais Você um mês apos a perda do filho. Nela ela fala sobre a terapia e como tem a ajudado:

Cissa contou que está fazendo terapia para superar este momento. “Eu aprendi a terapia do luto, que faz com que você aprenda a lidar com coisas pontuais. Não é um dia após o outro, e sim um minuto após o outro. A terapeuta Adriana Thmaz, que tem esse trabalho, me acompanha”, falou. A terapeuta, que estava no teatro com Cissa, explicou à Ana Maria que as pessoas colocam a morte de lado e a terapia do luto te ensina a lidar com a perda de entes queridos.

 “Quando mais a gente conhecer o processo do luto e se aproximar desta questão verdadeira, fica mais fácil. A terapia do luto é uma forma de a pessoa conviver com a dor de forma coerente. Para a Cissa, voltar a trabalhar foi bom. O luto dura geralmente um ano porque é o primeiro aniversário sem a pessoa, o primeiro Natal, até o primeiro aniversário de morte. Então é importante falar muito sobre o assunto”, explicou Adriana.
Cissa contou que uma das coisas que aprendeu nesta terapia é que cinco minutos antes de qualquer coisa ela pode falar não. “Se não conseguir fazer, tudo bem. Eu estou com uma hemorragia por dentro, uma dor absurda, então me permito”, falou. Ao final da conversa, a atriz agradeceu o carinho das pessoas.
“Do fundo do que restou do meu coração, muito obrigada. Eu preferia não saber que era tão querida, mas já que passei por isso, o Rafa me deixou isso de presente. E eu preciso muito disso. O que eu posso dizer é que a gente tem que transformar. O único sentido que uma dor dessas tem é o de transformação. Usar isso para melhorar você com os outros, rever os seus valores e renascer. Eu nunca mais serei aquela Cissa", disse.

"Eu só preciso de um tempo porque ainda estou no CTI e vou sair uma pessoa muito melhor. Não vou levantar nenhuma bandeira e estou trabalhando o sentimento que tenho em relação ao rapaz que atropelou o Rafa. Eu tenho pena dele e da família. Mas que isso sirva para que a gente tenha consciência e aprenda a educar os nossos filhos. Pelo menos isso está servindo de alerta para muitos pais”, completou Cissa.

Afinal, buscar ajuda não deve ser motivo de vergonha ou medo.

"We do not want prejudice and fear to stand in the way of people getting the help they need to cope with life."
Prince Harry
(Não queremos que preconceito e o medo  fique no caminho de pessoas para receberem a ajuda de que precisam para lidar com a vida)

0 comentários :

Postar um comentário